A perícia contábil consiste em um conjunto de processos que visam recolher provas e realizar análises sobre as movimentações financeiras e contábeis do empreendimento. Embora sejam frequentemente confundidas, ela não é igual à auditoria que tem a missão de fiscalizar de forma minuciosa a empresa.
A perícia contábil é uma atividade judicial ou extrajudicial que pode trazer benefícios importantes para a empresa. Portanto, reconhecer a sua relevância é indispensável para o bom funcionamento do estabelecimento.
Veja abaixo tudo o que você precisa saber sobre perícia contábil e entenda a sua importância.
Quem realiza o laudo técnico
O perito contábil é um contador devidamente habilitado e capacitado para realizar uma avaliação quanto a determinado objeto da empresa. A compra e venda de um bem, o pagamento de impostos ou de indenizações devidas e a partilha de bens são alguns exemplos.
Com a contratação do serviço de perícia contábil, as provas e evidências são devidamente coletadas e apresentadas de forma completa. O laudo técnico tem grande confiabilidade e oferece um parecer sobre a situação do negócio, sendo feito de maneira exclusiva e detalhista para cada caso. Com isso, os gestores conseguem tomar decisões mais assertivas.
A atuação do perito contábil é inteiramente imparcial?
Uma das principais características de uma perícia contábil é que ela é feita por quem não tem relação direta com a empresa. Ou seja, alguém que não tem vínculo empregatício com o negócio e que não corre o risco de apresentar dados incorretos por medo de retaliações.
A atuação imparcial do perito contábil, inclusive, é fundamental para oferecer garantias adequadas em processos judiciais ou extrajudiciais. Como o profissional não tem ligação com nenhuma das partes, o parecer é completamente verdadeiro e baseado nas informações e provas coletadas.
O setor judicial da empresa é favorecido pela perícia contábil
Muitas vezes, um empreendimento sofre com a sobrecarga do setor jurídico. Isso acontece quando há litígios sobre ex-funcionários que reclamam indenizações ou outras questões relacionadas. Como consequência, há mais custos tanto com os processos quanto com as possíveis decisões.
A atuação da perícia contábil, por outro lado, contribui para reduzir a pressão sobre esse setor. A realização extrajudicial dessa etapa permite que as partes façam acordos benéficos, sem a necessidade de criar processos tradicionais. Como resultado, há uma desburocratização de fases e uma redução dos custos.
Com a perícia contábil a imagem da empresa também sai favorecida
Na maioria das vezes, uma auditoria interna é vista como um modelo para gerar compliance e total regularização do empreendimento. Embora a perícia contábil seja diferente desse processo, ela também contribui para que a imagem organizacional saia favorecida.
Isso acontece porque o negócio realiza procedimentos às claras e com as devidas provas abalizadas por um profissional competente e devidamente autorizado. Longe das disputas judiciais intermináveis, o estabelecimento ganha uma imagem muito favorecida e fortalecida em relação aos concorrentes.
A perícia contábil é um instrumento de grande relevância para as empresas, uma vez que oferece provas sobre questões financeiras. Quando realizada por profissionais competentes, ajuda a simplificar estruturas e ainda melhora a imagem do negócio perante o mercado e seus clientes.